Apoios


O Movimento Cívico em Defesa do Património Ferroviário do Barreiro, apoia a iniciativa e participa na Tribuna Pública que se realizará no dia 22 de Setembro às 9,30 no Parque Catarina Eufémia, em defesa do Pólo Ferroviário.

O Movimento Cívico considera que tem sido o resultado de políticas e gestão danosa  sobre os transportes públicos, levadas a efeito em décadas sucessivas, que conduziu ao estado actual  de destruição do Pólo Ferroviário do Barreiro. 

A defesa do Pólo Ferroviário, a sua manutenção e requalificação no âmbito da modernização do transporte público ferroviário é indissociável da defesa do vasto e significativo conjunto patrimonial, actualmente existente na cidade.

Manter em funcionamento o Pólo Ferroviário no Barreiro e todos os seus postos de trabalho é produzir riqueza e aumentar a produção nacional. Produzir riqueza é criar condições para investir na valorização deste activo fundamental para o concelho e para a região, que é, hoje, o Património Ferroviário no Barreiro.


Movimento Cívico em Defesa do Património Ferroviário do Barreiro
 
Comissão de Utentes da Linha do Sado:

Defesa do Sector Público Ferroviário- Pela Manutenção do Pólo Ferroviário do Barreiro

Após a electrificação da Linha do Sado em 2009, torna-se incompreensível a não electrificação da linha de acesso às Oficinas da EMEF/Manutenção, que por apenas 300 metros de cabo de catenária inviabiliza que estas instalações possam desempenhar a função de manutenção nas Unidades Motoras que circulam na Linha do Sado e assim poder-se-ia evitar deslocações desnecessárias às Oficinas de Campolide com os custos inerentes a pagar pela CP-Comboios de Portugal-EPE à Refer por km/percorrido e assegurar desta forma a manutenção de postos de trabalho no Pólo Ferroviário do Barreiro.

Assistimos diariamente na linha do Sado a contantes incumprimentos nos horários dos comboios e nalguns casos à supressão dos mesmos, factos reveladores da falta de respeito pelos utentes e que representam uma violação do serviço público de qualidade que a CP deveria prestar.

Para ultrapassar estes problemas gravosos é que esta Comissão de Utentes tem vindo desde a electrificação da linha, a reivindicar mais uma Unidade Motora de reserva e uma manutenção prestada em devido tempo.

A Comissão de Utentes continua a lutar;

  Pelo cumprimento dos horários e contra as supressões;

  Pelo correcto funcionamento dos elevadores;

  Pela vigilância nocturna, que inviabilize os actos de vandalismo e a segurança dos utentes;

  Pela melhoria da higiene e limpeza nos Apeadeiros.

Contra a ameaça da privatização da Linha.

A Comissão de Utentes da Linha do Sado está solidária com a luta dos trabalhadores da EMEF na defesa dos postos de trabalho no Pólo Ferroviário do Barreiro.

Pela Manutenção do Pólo Ferroviário do Barreiro

Em Defesa dos Postos de Trabalho
Setúbal, 21.09.2012
Comissão de Utentes da Linha do Sado
MOVIMENTO
POR MELHORES COMBOIOS NA “LINHA DO SADO”
Rua Silva Pinto,6 R/C, 2900 Setúbal Fax: 210 879 405

Associação Barreiro Património Memoria e Futuro

DE UMA IDENTIDADE FUNDADA NO TRABALHO, NUM DESENVOLVIMENTO INDÚSTRIAL ÚNICO NO PAÍS, AO DESESPERO DO DESEMPREGO E DA PERDA DE IDENTIDADE. 


Esta é a história mais recente do Barreiro, resultado de uma política liberal e neoliberal que tem vindo a desmantelar o tecido produtivo, a desaproveitar as capacidades instaladas e a mão-de-obra especializada e que tem significado:

o desemprego e precariedade para os trabalhadores e suas famílias;

uma menor competitividade do Barreiro, por via da perda de actividades fabris e da perda de acessibilidades fundamentais ao desenvolvimento económico;

o abandono e degradação de um património que forjou uma identidade assente no trabalho produtivo.

Hoje, as Oficinas da EMEF, no Barreiro, estão em risco de fechar e nenhum barreirense pode ficar indiferente. Solidarizarmo-nos com estes trabalhadores representa a defesa da nossa terra do futuro de todos nós.

Juntos podemos construir outros rumos, com convicções, determinação e coragem.



Associação Barreiro Património Memória e Futuro

 


Sem comentários: