Petição



Exª Srª Presidente da Assembleia da República,
 
O transporte ferroviário foi o paradigma do desenvolvimento do Barreiro no século XIX, foi uma alavanca fundamental no progresso durante século XX.

Na última década os comboios quase morreram na cidade ribeirinha, pondo em risco o pólo Ferroviário com mais de 150 anos, sobre quem recai hoje um processo de desmantelamento e destruição.

Após a electrificação da Linha do Sado no ano de 2009 torna-se incompreensível a não electrificação de 300m da linha de acesso às oficinas da EMEF/Barreiro, sendo um obstáculo decisivo à entrada de material circulante eléctrico nas oficinas, onde existe mão-de-obra potencialmente qualificada para a manutenção e reparação desse equipamento, o que resolveria a baixa taxa de ocupação efectiva que a EMEF tem no Barreiro, ao contrário dos ajustamentos que tem realizado noutras oficinas.

No Plano Estratégico dos Transportes (PET) é absolutamente incompreensível que não tenha a mais pequena menção sobre as empresas públicas estruturantes, como no caso da CP e da EMEF. Conclui-se assim que o governo, na sua brutal ofensiva contra o aparelho produtivo nacional, prepara a privatização da CP (linhas potencialmente rentáveis) CP-CARGA e EMEF (onde já existe um acordo com a Siemens).

É imperiosa a defesa do Setor Público Ferroviário e em particular o reforço do Pólo Ferroviário do Barreiro, no superior interesse da economia nacional, na defesa dos postos de trabalho e da economia da região.

Neste sentido os trabalhadores, utentes e população da Região reclamam a intervenção da Assembleia da República no sentido de que seja colocado fim na execução do PET e, especificamente se atenda desde já às seguintes reivindicações:

- Que mantenham as oficinas da EMEF no Barreiro, reconvertendo-os para os comboios eléctricos convencionais, reforçando as suas valências na manutenção, reparação, construção de material ferroviário e electrificando o troço de 300 metros de ligação ao parque oficinal.

- A instalação no Barreiro do Parque Material e Oficina para os comboios de Alta velocidade, como reforço da actividade ferroviária no concelho, obtendo sinergias com a reparação dos comboios convencionais.

- Que seja Retomar a oferta do serviço regional Barreiro /Alentejo e Algarve, cujo a supressão não teve em conta as necessidades dos utilizadores e da forte ligação sempre existente nas linhas do Sul e Sueste.
 
A presente Petição tem como primeiros subscritores:
 
CGTP- Intersindical Nacional, União dos Sindicatos de Setubal, Sindicato Nacional Trabalhadores Sector Ferroviário, Comissões de Trabalhadores da EMEF, da CP E.P.E., da CP-CARGA, da REFER e SUB Comissões de Trabalhadores do Barreiro, Junta de Freguesia de Santo André, Junta de Freguesia do Barreiro, Junta de Freguesia Palhais, Junta de Freguesia do Alto Seixalinho, Junta de Freguesia do Lavradio, Junta de Freguesia da Verderena, Junta de Freguesia Palhais, Junta de Freguesia de Santo Antonio, Junta de Freguesia de alhos Vedros, Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, Junta de Freguesia do Pinhal Novo, Comissão de Utentes da Linha do Sado, Associação Barreiro Património Memória e Futuro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense, SIRB - Penicheiros, Comissão de Moradores do Bairro do Palácio do Coimbra, Movimento Cívico de Salvaguardado Património Ferroviário do Barreiro.

Os Signatários,
 
Assinar petição On-line  Obrigado!

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=poloferr

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